É Devagar, é devagar, devagarinho

http://www.hapilabs.com/products-hapifork.asp

Já dizia Martinho de Vila que se não for de devagar a gente pode tropeçar!

Estudos têm demonstrado a importância do ato de se alimentar de maneira tranquila e com tempo, ou seja, devagar!

O ato de se alimentar devagar é sinônimo de saúde, pois proporciona prazer e possibilita o comer e mastigar bem os alimentos.

Comer lentamente é de extrema importância. A mastigação é responsável por quebrar os alimentos em partículas menores, enquanto a saliva umedece o “bolo alimentar”. Assim, o processo de digestão já se inicia na boca!

Um estudo americano mostrou que, atualmente, as pessoas levam em média 11 minutos para realizar suas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar).

Porém, o tempo ideal para cada refeição é de, em média, 30 minutos e mais, é necessário pelo menos 30 mastigações por vez antes de engolir. Estima-se que todos os mecanismos de regulação da fome só funcionem a todo vapor após 15 minutos à primeira mordida. Então, o ato de comer devagar e tranquilo pode contribuir com o controle do peso.

O comer devagar apresenta uma série de benefícios:

- Estimula a produção de hormônios da saciedade (colecistoquinina – CCK) e reduz a produção dos que aumentam a fome (por exemplo a grelina);

- evita desconfortos gastrointestinais como azias, dores abdominais, queimação, flatulência. Uma vez que, ao deglutirem rapidamente as pessoas podem engolir ar (aerofagia);

- contribui com a boa mastigação e  a digestão;

- favorece ao estímulo dos sentidos (tato, olfato, paladar, visão, audição), aumentando a sensação de prazer ao se alimentar;

- a cada garfada lenta e prazerosa reduz-se a ingestão calórica (em torno de 12% a menos de calorias ingeridas), o que pode contribuir com o controle do peso ou até mesmo com sua redução;

Pensando nisso uma empresa especializada em tecnologias criou um garfo eletrônico que monitora os hábitos alimentares e controla o tempo de cada garfada. O HAPIfork mede a quantidade de porções do garfo por minuto, juntamente com os intervalos entre as porções/garfo e o tempo total de refeição. E mais, o garfo tecnológico alerta com luzes indicadoras e vibrações quando você está comendo muito rapidamente. Pode ainda ser conectado à internet via USB ou Bluetooth para acompanhar o progresso pessoal do comensal apressadinho!

O produto completo, que inclui o aplicativo HAPILABS e um programa de coaching para ajudar você a comer melhor, custa em média US $ 99, um preço salgado, mas que pode deixar qualquer comilão de boca fechada.

Quem sabe este utensílio possa ser um grande auxiliador no processo de educação nutricional?

Quem se habilita a dar esta garfada?

http://www.hapilabs.com/products-hapifork.asp

 

About these ads

2 respostas em “É Devagar, é devagar, devagarinho

  1. Legal essa idéia, eu já não tenho este problema, pois mastigo até demais, todo mundo sempre acaba primeiro que eu rsssss, mas olha só uma vez vi uma reportagem que no Japão um senhor demora das 8:00hs até 11:00hs para comer um potinho de arroz branco, esse com certeza ganhou rs :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s