Prato Principal

Em momentos especiais sempre ficamos esperando o ápice do melhor e do bom acontecer. No casamento, por exemplo, ficamos à espera da entrada da noiva, na novela, contamos as horas e não desgrudamos os olhos para o último capítulo de uma novela, no aniversário o momento do soprar a vela do bolo e fazer o pedido é o mais esperado…

Todos estes momentos podem ser comparados ao prato principal. E ele que está ali, sendo preparado como o momento mais importantemente saboroso. É óbvio que quando bem acompanhado de amigos e de uma boa bebida tudo isso passa a ter um valor ainda mais rico.

Sou doce maníaca e, para mim, o meu momento mais esperado, com certeza é a sobremesa. Mas, nem por isso deixo de ter água na boca com a espera de uma deliciosa refeição.

Os pratos principais geralmente são elaborados à base de um alimento proteico. Todas as carnes em suas possíveis formas, recheios, preparações e sabores. O que não falta é criatividade e inovação na cozinha.

Como uma boa mineira (de alma), paulista (de coração) e carioca (de adoção) adoro de tudo um pouco. No entanto, sou fissurada no frango assado ao molho de mostarda e mel que a Conceição (cozinheira de mão cheia que trabalha na casa dos meus pais em BH) prepara.

Não tem uma vez que não venho a BH e, que no almoço, não tenha meu delicioso frango. Tudo feito com muito primor, carinho … uma espécie de comfort food (alimento que acalenta a alma e nos faz sentir em casa e confortavelmente saboreando prazer e felicidade).

Todo processo inicia-se com a limpeza das coxas e sobrecoxas. Conceição é prendada e sabe que em casa de filha de nutricionista aliar saúde à mesa é uma das escolhas inteligentes que fazemos diariamente. Por isso, retirar as peles das coxas e sobrecoxas é tarefa de escolha, mesmo que para alguns isso seja um pecado. E digo de antemão, isso não muda de maneira alguma o sabor picante e adocicado final do delicioso frango.

Após o pré-preparo, adiciona-se o tempero caseiro (alho e sal, somente isso), em seguida a mostarda (a mais simples de todas. Pois, para nós mineiros, o prazer está na simplicidade) e depois o mel.

Enquanto assa, o cheiro se espalha pela casa e vizinhança abrindo o paladar… Quando pronto é magnifico: uma cor amarronzada, crocante e caramelizada, que à primeira mordida mostra toda a umidade e maciez da carne. Uma explosão de sabores e despertar de sentidos.

E assim, entre um prato e outro, o principal é se deliciar em cada momento!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s