Sentidos da Publicidade na Alimentação

O quanto a publicidade influencia sua vida?

Você se recorda de algum comercial sobre alimentos?

A minha vida está recheada de lembranças, algumas doces, outras ácidas …

Assim, entre cores, prazeres e sentidos a publicidade vai alimentando nossas vidas.

Um estudo conduzido por TRINDADE (2010) avaliou os vínculos de sentidos entre marcas e publicidade no consumo alimentar na vida de três famílias, de diferentes classes socioeconômicas.

Para esta compreensão o pesquisador utilizou imagens fotográficas feitas no ambiente familiar, além dos discursos de cada membro da família. Com base nesses critérios identificou-se: os alimentos e marcas mais consumidos, os rituais alimentares, as influências midiáticas, os rituais de compra e as marcas mais utilizadas.

Os resultados são distintos para cada classe. Por exemplo,  na classe de alta renda, o momento da refeição em família reserva-se aos finais de semana. Há um vínculo sígnico-simbólico entre o estilo de vida do casal e o consumo de produtos tipo gourmet.

Na classe de renda média há tendência no consumo de marcas de alimentos menos conhecidos, populares ou de marcas próprias. Demonstra um ritual de compra direcionado à rentabilidade. O jantar ganha espaço diário, unindo todos à mesa em um momento de compartilhar.

A classe de baixa renda, as opções das escolhas das marcas são semelhantes às de média renda. Porém, esta família tende a estocar grande quantidade do mesmo produto.

Um estudo que estimula os sentidos, um aprofundamento da linguagem publicitária e mais, pode contribuir no entendimento da mídia na alimentação e o quanto esta influencia de maneira positiva e/ou negativa na promoção da saúde e no desenvolvimento de doenças.

Saboreie este conhecimento!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s