Na Lancheira tem Saúde

As férias estão chegando ao fim! É hora de aproveitar o tempo que resta nutrindo-se de diversão antes do início das aulas, quando a rotina volta a fazer parte da vida da criançada.

Pensando nisso é que a alimentação pós-férias deve aliar prazer, sabor e saúde. É muito importante prestar atenção nos alimentos selecionados na composição da lancheira.

Um estudo realizado na cidade de São Paulo investigou a composição das lancheiras dos alunos de uma escola particular e verificou que havia um alto consumo de produtos industrializados, tais como pães, torradas, bolachas, cereais matinais, bolos e barras de cereais. Em contrapartida, preparações caseiras, frutas e sucos naturais eram opções pouco presentes na merenda.

Que tal então misturar todos estes ingredientes, praticidade e rechear a lancheira do seu filho de saúde, carinho e sabor?

O melhor de tudo é que toda família pode participar, tornando o momento divertido, educativo e mais, aumentando o vínculo familiar e o tempo de convívio com a garotada.

Então, abuse da criatividade. Inclua alimentos coloridos e bem variados. Uma dica é elaborar antecipadamente o cardápio da semana. Assim, você pode fazer com que seu filho participe em todo o processo (elaboração do cardápio, compra e preparação dos alimentos), incrementar com os alimentos da estação e aproveitar os que também já tem em casa.

Seguem algumas dicas interessantes para incluir na lancheira:

  • alimentos variados que sejam fonte de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais;
  • proporção adequada já que em cada idade existem necessidades nutricionais distintas;
  • evitar a monotonia. Seja criativo e inove.

O cozinha pequena está recheado de receitas deliciosas e nutritivas.

Tem um bolo de iogurte com salada de fruta que só de olhar já dá vontade de comer!

bolo de mexerica e o bolo de laranja com amêndoas também são opções bem interessantes, pois agregam o sabor e os nutrientes das frutas e oleaginosas em sua composição.

Entre as opções salgadas tem a tortinha de cenoura com queijo feta, pão de abobrinha, torta simples, o mini quiche 

Estas são só algumas das delícias. O mais bacana é poder inventar, incrementando saúde e sabor às preparações para a criançada.

Adicione também uma opção de bebida (sucos naturais, iogurtes, leite fermentado, água de coco, por exemplo) e um snack saudável (frutas tais como maçã, pera, goiaba, banana, mexerica, morango ou até mesmo mini cenouras). Embale bem e se a lancheira for térmica, melhor ainda!

Este texto foi publicado em 09/08/2012 no Cozinha Pequena em parceria com a Suporte Ciência. Vale a pena o click. Acesse!

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