Pirâmide Cinematográfica: Gênero Drama

Filmes do gênero Drama, normalmente apresentam enredos recheados de conflitos onde os sentimentos e os sentidos se afloram.

Sim, existe relação entre o sentimento e o alimento. As emoções vividas, as experiências, cada sentimento pode ser nutrido por diferentes gostos e preferências alimentares.

Basta imaginar o que comemos quando estamos tristes, felizes, com raiva, com gula, com prazer ….

Será então que, em filmes do gênero drama, é possível presenciar cenas onde existe esta relação?

Foi pensando nisso que a minha ex-aluna Lilian Liebscher avaliou a influência cinematográfica no processo de alimentação por meio da construção de uma Pirâmide Alimentar.

O estudo foi realizado à partir da análise de 05 filmes do gênero Drama, tendo como critério a escolha daqueles que receberam Oscar nos último anos. Foram selecionados os filmes: Uma Mente Brilhante, Menina de Ouro, Crash – No Limite, O Leitor e Um Sonho Possível.

Para cada alimento em cena verificou-se o número de aparições e o tempo de exposição. Após a coleta desses dados os alimentos foram classificados em grupos baseados na Pirâmide Alimentar Brasileira onde à partir desse modelo obteve-se a Pirâmide Alimentar Cinematográfica do gênero drama.

Resultados: Dentre os grupos que compõem a Pirâmide Alimentar Cinematográfica, os alimentos que apareceram em maior número de aparições (25,93%) e maior frequência (24,59%), foi o grupo de “Bebidas Diversas”, composto por refrigerantes, sucos, café e chás, seguido pelo grupo das bebidas alcóolicas e o consumo de água.

Conclusão: Constatou-se que bebidas como refrigerantes, sucos, café e chás são os alimentos de maior destaque entre os alimentos que apareceram nos filmes analisados do gênero Drama, sendo dessa forma possível estabelecer algum tipo de influência aos seus expectadores ao consumo desses alimentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s