O Custo da Refeição: No Bolso e no Peso!

A vida moderna e o estilo de vida da população tem levado a uma série de mudanças nos hábitos e comportamentos alimentares.

Destaca-se o aumento da alimentação fora de casa, principalmente, em regiões urbanas. No Brasil, essa relação aumentou de 24% para 31% em seis anos, entre 2002/03 e 2008/2009.

Estudos realizados em países desenvolvidos têm mostrado uma associação positiva entre a frequência de consumo de refeições fora de casa, especialmente em restaurantes fast-food, e o aumento de Índice de Massa Corporal (IMC) e ganho de peso.

Possíveis explicações para esta relação são decorrentes do elevado consumo de alimentos calóricos, fonte de gorduras e açúcar.

Além de pensar na relação saúde como fator importante de nossas escolhas pelos restaurantes espalhados por aí, há também, a questão preço.

Dados recentes de uma pesquisa publicada, em 2012, pela Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador – (Assertrevelam), revelam que o almoço fora de casa custa, em média, R$ 27,46 no Brasil. Foram avaliados 4.312 estabelecimentos de diferentes cidades brasileiras. A pesquisa avaliou o custo individual de prato principal, sobremesa, bebida e café expresso, compondo assim o valor total da refeição. O prato principal corresponde a 60% do custo total, com valor médio de R$ 16,35. A sobremesa, por sua vez, representa R$ 5,38, enquanto a bebida participa com R$ 3,15 e o café com R$ 2,58.

E você, quanto gasta em média com sua refeição?

Faça escolhas inteligentes sua saúde e o bolso vão agradecer!

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2 respostas em “O Custo da Refeição: No Bolso e no Peso!

  1. Doutora, ou eu como bem, ou como barato! Seu proximo post poderia ensinar a comer bem (com qualidade), mas, barato, tambem. Seus leitores aguardam. Principalmente esses que tem o meu perfil, soh comem fora e brigam, diariamente, com a balanca. Fico numa sinuca de bico: nao sei se economizo meu dinheiro ou as calorias em excesso

  2. Você pode tentar conciliar as duas coisas. Faça escolhas inteligentes quando for almoçar. Inclua legumes, hortaliças, alimentos integrais, assados e grelhados no seu prato!
    Atenção ao uso de sal, açúcar e adoçantes! 🙂

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