Rato na Cozinha!

                                                                Clique e saborei!

Ratatouille é uma receita bem antiga (século XVIII), originária da região de Provence, no sul da França. Trata-se de um prato rústico, que pode ser consumido quente ou frio, servir como acompanhamento ou consumido como prato principal.

O nome Ratatouille significa picar, triturar. Mas, na gastronomia é traduzida como ragoût de legumes ou prato de berinjelas. Seu preparo é simples e não podem faltar berinjelas, cebolas e tampouco tomates, podendo-se adicionar outras hortaliças que estiverem disponíveis para sua preparação e que sejam de seu gosto.

Foi baseando-se neste saboroso prato que a Pixar lançou em 2007, a deliciosa animação Ratatouille. Conta a história de Remy,  um rato cujo maior sonho é tornar-se um grande chef. Porém, toda sua família é contrária à ideia, além ainda, do fato de Remy ser um rato. Animal que ironicamente traz risco à saúde, principalmente quando encontrados em uma cozinha.

Remy aprendeu a cozinhar assistindo aos programas de tv e lendo os livros de culinária do famoso chef francês, Auguste Gusteau, que pregava o seguinte lema: “qualquer um pode cozinhar”.

Um belo dia, Remy decide caminhar pelo esgosto e quando se depara está embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Juntos a dupla resolve colocar, literalmente, a mão na massa.

A animação é recheada de cenas que dão água na boca. Uma delas é justamente sobre a temática do filme, o preparo do prato Ratatouille, que então é oferecida ao famoso crítico gastronômico, que ao degustar o prato relembra de sua infância e das refeições saboreadas em família, conceitualmente conhecida como Comfort Food (comida que conforta).

Uma explosão de sentidos!

Deleite-se nesta animação!

Anúncios

2 respostas em “Rato na Cozinha!

  1. Nossa Carol, vc adivinha tudo que gosto, Alice e Ratatouille, não sei se vou gostar da comida, porque tem comidas que ainda não gosto, mas adorei…Bjs, Ana Luiza (filha da Ana Carolina) rsrsrs….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s