Querida, Encolhi as Porções

Sim, cada vez mais comemos mais. As porções aumentaram de tamanho ao longo dos anos e, às vezes nem percebemos o quanto isto pode interferir na nossa saúde.

Só um pequeno exemplo: você imagina o quanto você tem ingerido a mais de refrigerante, pipoca ou hambúrguer?

Pois bem, vejamos a figura acima. Ela nos mostra que as porções aumentaram exorbitantemente de tamanho. E olha que aqui estamos só nos referindo ao incremento calórico. Nem tocamos em outros nutrientes que acompanham o exagero: o aumento da quantidade de açúcar, sal e/ou gordura.

Agora peguemos o refrigerante “para cristo”, ou melhor para avaliação. Você tem ideia de quanto tempo teria que praticar de exercícios (aeróbios: bicicleta, natação, corrida)  para eliminar as 171 calorias de diferença? … Pense mais um pouco!

Aproximadamente 30 minutos de exercício aeróbio em intensidade moderada! Isso mesmo!

No momento do deleite a gente só pensa no ato de saborear. Mas, nos esquecemos que toda escolha gera consequências.

Foi pensando nisso que, no dia 19 de setembro de 2012, o Conselho de Saúde de NY aprovou a proposta do prefeito Michael Bloomberg, instituindo a redução dos tamanhos das bebidas açucaradas (refrigerantes, chás e outros líquidos). Um pequeno grande começo!

Todos os restaurantes e lanchonetes terão até seis meses para realizar tais modificações. As mudanças acontecem em bebidas que contenham acima de 16 onças, o equivalente a 473 ml.

Com esta ação pretende-se reduzir os índices e prevalências de obesidade e excesso de peso entre os Novaiorquinos, cuja proporção atual é de um indivíduo acima do peso para cada três na cidade.

Ações como esta são imprescindíveis no combate à obesidade e às doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, dislipidemias, doenças cardíacas, outras).

Pequenas grandes atitudes de peso!

Faça escolhas inteligentes. Sua saúde agradece!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s