O Comedor Competente

O que o alimento representa para você?

Do ponto de vista da nutrição, alimento é toda substância (mineral, animal ou vegetal) dotada de nutrientes que têm a função de manter a integridade somática e desenvolver as atividades do organismo. E digo mais, todo “alimento é dotado de qualidades sensoriais (consistência, sabor, aroma), com certo apelo emocional que exercitam nosso apetite e encerram uma variedade de nutrientes, segundo sua composição química” (Sá, 1990).

Pelas palavras de Sá fica mais fácil entender a relação sentimental que temos com o alimento/comida. Há momentos de prazer, ódio, amor, gula, fome, … sensações que só nós podemos descrever, pois em cada um, aquele alimento, naquele determinado instante, exerce um sentimento distinto.

Assim, o ato de se alimentar é complexo, pois envolve não só os aspectos emocionais e sensoriais, mas também biológicos, nutricionais, comportamentais e econômicos.

Você já ouviu falar em “eating competence model” (modelo do comedor competente)?

Este modelo foi desenvolvido por uma nutricionista e terapeuta (Ellyn Satter) cujo objetivo é justamente entender o ato de comer.

A autora baseia-se na utilidade e eficácia dos processos biopsicossociais: a fome e a necessidade de sobreviver, o apetite e o desejo de recompensa subjetiva, a tendência biológica para manter o peso corporal preferido e estável.

Os “comedores competentes” cultivam atitudes alimentares e comportamentos positivos, confortáveis e flexíveis, com atitudes responsáveis e em sintonia com suas experiências internas e externas ao ato de comer. E sempre, como algo prazeroso e nutritivo.

O “comedor competente”, segundo Satter (2007) apresenta quatro critérios básicos:

1. a importância de se ter tempo para comer e apreciar o que se come;

2. a atitude positiva estabelecida sobre a alimentação e a comida;

3. o prazer em comer, privilegiando aquilo que gosta;

4. competências de regulação interna, ou seja, preste atenção às sensações de fome e saciedade para determinar o quanto comer.

Se quiser entender um pouco mais sobre o “Comedor Competente” clique e saboreie o artigo na íntegra.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s