Um Brinde à Vida!

IMG_3254

Em que momentos nos deleitamos com os brindes?

Na história, o ato de brindar se difere por épocas e acontecimentos.

Na Grécia, por exemplo, o anfitrião bebia do mesmo vinho que os convidados. Mas, o brindar das taças selava esse delicioso elo de confiança como prova de que a bebida não estaria envenenada.

Outra explicação existente se deve ao fato de naquele tempo não existir métodos de conservação e então, o ato de brindar, era uma celebração da vida, já que as condições precárias de armazenamento dos alimentos e das bebidas poderiam favorecer o surgimento de doenças.

Há ainda aqueles que defendam a teoria de que o vinho (na Grécia) era um néctar dos deuses e, por isso, sempre antes de degustá-lo as pessoas elevavam as taças para o alto como forma de agradecer aos deuses pelo desfrute daquele momento.

Muitas são as explicações possíveis para o surgimento do brinde.

Para mim, “o brindar” envolve mais sabores e prazeres. Desperta, também,  os sentidos: a audição (o tim tim das taças), o tato (todo o comportamento que criamos com a bebida, desde o momento que abrimos a garrafa até a sua disposição nas taças), o olfato (cada bebida apresenta aromas e sabores que despertam nossos prazeres mais íntimos), a visão (suas cores em diferentes tons e matizes) e  o paladar (esse sim, responsável pelo sabor em si. Despertando as papilas gustativas a se deliciarem em cada aroma experimentado).

Brindar é celebrar é comemorar. E, comemorar é memorar junto, é relembrar do passado a partir do momento presente. Brindar é compartilhar de momentos de felicidade, é fazer juras de amor eterno, é selar acordos e compromissos, é se precaver em nunca ter sete anos de azar ou sete anos sem “namorar”.

O fim de ano se aproxima e tenho certeza de que o “brindar” de cada um estará repleto de pedidos, promessas, novas juras de amor …

Espero que o meu brindar continue a ressoar “tim tins” às notas deste “Mar de Gente”: Brindo a casa, Brindo a Vida, Meus amores, Minha Família!

Um brinde a você. Um brinde à vida!

Preferências
Preferências
Preferências
§
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0
=
Backspace
Tab
q
w
e
r
t
y
u
i
o
p
[
]
Return
capslock
a
s
d
f
g
h
j
k
l
;
\
shift
`
z
x
c
v
b
n
m
,
.
/
shift
English
alt
alt
Preferências
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s