Propagandas Engordativas

Captura de tela 2013-03-02 às 12.39.05

As propagandas de alimentos tem sido apontadas como um dos principais fatores responsáveis por escolhas alimentares inadequadas da população que, consequentemente, acabam ocasionando problemas de saúde como a obesidade hipertensão, diabetes e, o incentivo ao consumo de álcool.

Um estudo realizado por Danielle Ferreira Rodrigues Monteiro, nutricionista, e minha ex-aluna do curso de nutrição, teve como objetivo analisar a influência da mídia televisiva na alimentação da população brasileira. Para a elaboração da análise, foi realizado a gravação da programação de uma emissora de canal aberto da cidade de São Paulo, durante o período de 19 de agosto a 02 de Setembro de 2011. O horário definido para a gravação aconteceu no período vespertino (15h00 às 17h00) e no período noturno (20h00 às 22h00). Foram considerados para a pesquisa apenas os comerciais de alimentos exibidos durante toda a programação estudada.

Dos 145 anúncios de produtos alimentícios veiculados, 34,5 % (N=50) estão no grupo da pirâmide alimentar representado por açúcares e doces e 19,3% (N=28) por gorduras, óleos totalizando assim 53,8% (n=78) do total da amostra. O segundo maior grupo foi representado pelo grupo de leites, queijos e iogurtes com 26,2% (n= 38).  O grupo de frutas e hortaliças ficou 2,7 % (n=4), enquanto que o  grupo das carnes, ovos e leguminosas ficaram com 1,4% (n=2) e o grupo de pães, cereais, arroz e massas representou apenas, 0,6% (n=1) da amostra total. Os demais comerciais se dividiram entre bebidas alcoólicas 12,4% (n=18) e suplementos alimentar infantil 2,7% (n=4).

Captura de tela 2013-03-02 às 12.15.48

Há maior parte dos alimentos veiculados durante o período analisado foram alimentos fontes de gorduras, açúcar e bebidas alcoólica.

Isso só confirma o que estudos e pesquisas recentes relatam sobre a forte influência da mídia sobre o consumo alimentar.

O site “Prevention Institute” reforça ainda que:

  • A indústria de alimentos e bebidas gasta cerca de US $ 2 bilhões por ano no mercado destinado ao público infantil;
  • Crianças assistem a uma média de mais de 10  anúncios de alimentos relacionados a cada dia (quase 4.000 / ano), sendo que 98% delas é vista por crianças e focam em alimentos fonte de açúcar, gordura e sódio.

De acordo com o CDC, se as tendências atuais continuarem, um em cada três adultos norte-americanos serão portadores de diabetes até 2050.

Em 2030, os custos de saúde atribuíveis à má alimentação e ao sedentarismo poderão atingir mais de 860 bilhões de dólares, que seriam responsáveis ​​por 15-17% dos custos totais referentes à saúde.

Uma reflexão importante para garantir a redução dos riscos à doenças crônicas não transmissíveis e promover a saúde.

Fique ligado!

Preferências
§
1
2
3
4
5
6
7
8
9
0
=
Backspace
Tab
q
w
e
r
t
y
u
i
o
p
[
]
Return
capslock
a
s
d
f
g
h
j
k
l
;
\
shift
`
z
x
c
v
b
n
m
,
.
/
shift
English
alt
alt
Preferências
Anúncios

5 respostas em “Propagandas Engordativas

  1. Exatamente Paulinha! Uma alimentação saudável dói muito mais no bolso. E ainda devemos considerar que alimentos saudáveis nem sempre são tão práticos de serem preparados. Exigem mais tempo. E hoje em dia ninguém tem tempo pra ter tempo e se quer pensar em saúde! Vale a reflexão!

  2. Prô Carol,
    Fiquei feliz em receber novamente esses posts de seu blog, tava meia sumida né ??? Que aconteceu ???
    Reportagem coerente como sempre !!! Minha filha continua lendo tudo….
    Beijos,
    Anaaaaa

  3. Meninas do meu coração (Ana e Raquel) … muitas saudades de vcs!!! Tive um período meio sabático. Deixei as coisas de lado, inclusive a minha delícia de blog. Mas, agora tô de volta com força total e mais pra frente algumas novidades por aki!!!
    Bjs 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s