Da Vinci e seu Diário Alimentar

Captura de Tela 2013-04-17 às 15.25.03

Monalisa que me desculpe, mas Leonardo da Vinci tinha um lado recheado de sabores pouco desbravado, mas igualmente curioso e interessante.

Da Vinci, literalmente, pintava na cozinha. O famoso artista foi chef de cozinha, traballando como cozinheiro em alguns restaurantes em Florença. Chegou a ser sócio de uma cantina com Sandro Botticelli e também mestre de banquetes na corte de Ludovico Sforza, em Milão.

Este grande pintor foi criado pela mãe e teve sua infância nutrida à base de vegetais e cereais integrais.

Suas pinturas renascentistas mais “comestíveis” expostas em refeições criativas e ornamentadas eram inspiradas em seus prazeres.

Da Vinci era vegetariano e defendia o direto aos animais. Seu livro de cabeceira era “De Honesta Voluptate et Valetudine”, escrito por Bartolomeo Platina e repleto de receitas vegetarianas.

O pintor também além de anotar no seu caderno os  insights artísticos, tinha o costume de anotar suas atividades diárias, incluindo a alimentação. Uma espécie de R24H (Recordatório 24 horas). E foi por meio destes deliciosos registros, recheados de histórias de Da Vinci que o casal de escritores americanos, Shelagh Jonathan Routh escreveram o livro “Os Cadernos de Cozinha de Leonardo Da Vinci”.

Neste livro, estão reunidos os seus apontamentos culinários, conhecido como Codex Romanoff, que além de receitas, traz notas sobre ingredientes e suas propriedades, inventos de utensílios de cozinha, regras de etiqueta e comportamento e ainda comentários acerca da preparação dos pratos, onde sua grande maioria era destinada aos banquetes.

Um livro repleto de delícias e curiosidades sobre um homem cujos diversos interesses iam além das ciências e das artes. Mergulhando na leitura do livro você descobrira que o pintor também foi o inventor do guardanapo, das tampas de panela e do sanduíche.

Um pintor com sabor!

Delicie-se!

Captura de Tela 2013-04-17 às 15.25.17

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s