Empezando pelo sabor tradicional!

Sim, o Letras com Sabor não poderia deixar de começar a degustar Barcelona pelo mais típico e tradicional da Espanha: Pão com tomate, Gazpacho, Tortilla de Patata, Paella e Creme Catalão.

Na Espanha esse é um menu muito típico e tradicional repleto de cores e sabores a la Gaudí! Aqui alguns alimentos se fazem presentes diariamente nas refeições espanholas.O tomate em suas mil e uma variedades, a batata, o ovo, o jamón, o azeite, o arroz e o vinho.Com estes ingredientes básicos é possível elaborar uma série de pratos de dar água na boca.

Para me aventurar e saborear estas delícias resolvi me inscrever em uma aula de culinária espanhola. Procurei por escolas de culinária em Barcelona e acabei escolhendo a bcnKitchen que oferece diversas aulas gastronômicas.

Realizei todo o processo de reserva e compra da aula pelo próprio site. Apesar de estarmos em Barcelona, a aula foi dada toda em inglês (um pequeno inconveniente para aqueles não “degustam” esta língua). O ponto de encontro não poderia ser mais colorido e de abrir o apetite: La Boqueria. Um dos mercados mais conhecidos (e turísticos) de Barcelona.

Barcelona está recheada de mercados locais. Há muitos a degustar. E de todos, com certeza, se procuram algo bem turístico, o lugar certo é La Boqueria. Mais pra frente farei um post com os melhores mercados locais de Barcelona para apreciar sem moderação.

… Voltando à classe de cocina. Nos encontramos no mercado e antes de começarmos a aula, compramos os ingredientes necessários para a preparação do menu. Esta parte foi divertida e interessante. É possível conhecer as diversidades, os hábitos e comportamento alimentar da região, bem como entender um pouco sobre os tipos de jamón, os tipos de azeite e de azeitonas (coisas tão complexas como vinhos, já que não sou uma expert, apenas uma degustadora de sabores).

A aula começa às 10h30 com as compras e explicações. Um tour pelo mercado e subimos para a cozinha (que se encontra dentro do próprio mercado). Um grupo de 8 pessoas e mão na massa.

Não será possível explicar tuuuuuuudo e toooooodas as preparações. Mas quem quiser posso encaminhar as receitas. Só entrar em contato com o Letras com Sabor!

Mas, vou resumir as com as impressões que tive:

  • Gazpacho é muito simples de fazer. Mas a escolha do tomate faz toda diferença. Como no Brasil não temos tanta diversidade de espécies como aqui na Espanha, minha sugestão é utilizar o tomate italiano (menos semente e mais carnudo) ou então o tomate débora (menos ácido que o tomate carmem, mas com mais sementes que o italiano). Hoje em dia gurmetizaram o Gazpacho aqui na Espanha. Tem Gazpacho de frutas vermelhas, de sandía (melancia) … Mas, o tradicional e original é tomate, pimentão, cebola, pepino e pão (alguns não utilizam o pão).
  • Tortilla de Patata era meu medo. Como podem fazer uma coisa tão deliciosa como aquela e não desmanchar? Na verdade, a tortilla pode ser comparada à grosso modo com um omeletão de batatas. Basicamente é composta de três passos: cozinhar as batatas, dourar as cebolas e bater os ovos. Misture todos os ingredientes e pronto, só adicionar à panela. O que mais me chamou atenção em todo o processo foi o cozimento da batata. São cozidas em azeite de imersão a fogo baixo (para não fritar). Daí, fiquei pensando como adaptar isso ao Brasil, pois uma lata de azeite extra virgem é muito cara e, aqui na Espanha azeite se vende como óleo de soja no Brasil. Sugestão: utilizar metade de azeite e metade de outro óleo; cozinhar as batatas em microondas e depois adicionar um pouco de azeite para continuar o processo (não testei ainda e não sei se ficarão tão saborosas). Nestas horas é melhor nem pensar no valor calórico. Só saborear mesmo.
  • Paella, nem é tão complicada de se fazer, porém é preciso ter uma paelleira, uma
    chama de fogo adequada para o cozimento e um bom açafrão.
  • Creme Catalão simples, prático e rápido de fazer.

Por toda Espanha vão encontrar estes sabores espalhados por diversos restaurantes. Grande parte turísticos e não tão saborosos. Mas, o Letras com Sabor deixará nos posts seguintes dicalícias de onde saborear os melhores “arroces” …

Captura de Tela 2015-09-26 às 10.42.38

Anúncios

4 respostas em “Empezando pelo sabor tradicional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s