Empezando pelo sabor tradicional!

Imagem

Sim, o Letras com Sabor não poderia deixar de começar a degustar Barcelona pelo mais típico e tradicional da Espanha: Pão com tomate, Gazpacho, Tortilla de Patata, Paella e Creme Catalão.

Na Espanha esse é um menu muito típico e tradicional repleto de cores e sabores a la Gaudí! Aqui alguns alimentos se fazem presentes diariamente nas refeições espanholas.O tomate em suas mil e uma variedades, a batata, o ovo, o jamón, o azeite, o arroz e o vinho.Com estes ingredientes básicos é possível elaborar uma série de pratos de dar água na boca.

Para me aventurar e saborear estas delícias resolvi me inscrever em uma aula de culinária espanhola. Procurei por escolas de culinária em Barcelona e acabei escolhendo a bcnKitchen que oferece diversas aulas gastronômicas.

Realizei todo o processo de reserva e compra da aula pelo próprio site. Apesar de estarmos em Barcelona, a aula foi dada toda em inglês (um pequeno inconveniente para aqueles não “degustam” esta língua). O ponto de encontro não poderia ser mais colorido e de abrir o apetite: La Boqueria. Um dos mercados mais conhecidos (e turísticos) de Barcelona.

Barcelona está recheada de mercados locais. Há muitos a degustar. E de todos, com certeza, se procuram algo bem turístico, o lugar certo é La Boqueria. Mais pra frente farei um post com os melhores mercados locais de Barcelona para apreciar sem moderação.

… Voltando à classe de cocina. Nos encontramos no mercado e antes de começarmos a aula, compramos os ingredientes necessários para a preparação do menu. Esta parte foi divertida e interessante. É possível conhecer as diversidades, os hábitos e comportamento alimentar da região, bem como entender um pouco sobre os tipos de jamón, os tipos de azeite e de azeitonas (coisas tão complexas como vinhos, já que não sou uma expert, apenas uma degustadora de sabores).

A aula começa às 10h30 com as compras e explicações. Um tour pelo mercado e subimos para a cozinha (que se encontra dentro do próprio mercado). Um grupo de 8 pessoas e mão na massa.

Não será possível explicar tuuuuuuudo e toooooodas as preparações. Mas quem quiser posso encaminhar as receitas. Só entrar em contato com o Letras com Sabor!

Mas, vou resumir as com as impressões que tive:

  • Gazpacho é muito simples de fazer. Mas a escolha do tomate faz toda diferença. Como no Brasil não temos tanta diversidade de espécies como aqui na Espanha, minha sugestão é utilizar o tomate italiano (menos semente e mais carnudo) ou então o tomate débora (menos ácido que o tomate carmem, mas com mais sementes que o italiano). Hoje em dia gurmetizaram o Gazpacho aqui na Espanha. Tem Gazpacho de frutas vermelhas, de sandía (melancia) … Mas, o tradicional e original é tomate, pimentão, cebola, pepino e pão (alguns não utilizam o pão).
  • Tortilla de Patata era meu medo. Como podem fazer uma coisa tão deliciosa como aquela e não desmanchar? Na verdade, a tortilla pode ser comparada à grosso modo com um omeletão de batatas. Basicamente é composta de três passos: cozinhar as batatas, dourar as cebolas e bater os ovos. Misture todos os ingredientes e pronto, só adicionar à panela. O que mais me chamou atenção em todo o processo foi o cozimento da batata. São cozidas em azeite de imersão a fogo baixo (para não fritar). Daí, fiquei pensando como adaptar isso ao Brasil, pois uma lata de azeite extra virgem é muito cara e, aqui na Espanha azeite se vende como óleo de soja no Brasil. Sugestão: utilizar metade de azeite e metade de outro óleo; cozinhar as batatas em microondas e depois adicionar um pouco de azeite para continuar o processo (não testei ainda e não sei se ficarão tão saborosas). Nestas horas é melhor nem pensar no valor calórico. Só saborear mesmo.
  • Paella, nem é tão complicada de se fazer, porém é preciso ter uma paelleira, uma
    chama de fogo adequada para o cozimento e um bom açafrão.
  • Creme Catalão simples, prático e rápido de fazer.

Por toda Espanha vão encontrar estes sabores espalhados por diversos restaurantes. Grande parte turísticos e não tão saborosos. Mas, o Letras com Sabor deixará nos posts seguintes dicalícias de onde saborear os melhores “arroces” …

Captura de Tela 2015-09-26 às 10.42.38

Os Sabores de Barcelona

Imagem

Depois de muito tempo de “molho” o Letras com Sabor” resolveu voltar com um tempero pra lá de especial, a Cataluña!

Isso mesmo. O Letras com Sabor estará em Barcelona até Janeiro/2016. Então, nada melhor do que desvendar os sabores, cores e delícias desta cidade tão especial.

Saboreie as dicalícias sem moderação!

Delícias Famosas

Imagem

Captura de Tela 2013-12-02 às 09.57.33

Você gosta de filmes? E seriados?

Já imaginou o seu filme ou seriado predileto se transformar em uma deliciosa preparação?

Essa foi a saborosa e genial ideia  do designer de multimídia italiano, Frederico Mauro. Ele se aventurou na criação de divertidas e saborosas imagens que associam a comida aos filmes e programas de TV.

Um clique pra lá de delicioso!

Captura de Tela 2013-12-02 às 09.57.40 Captura de Tela 2013-12-02 às 09.57.47 Captura de Tela 2013-12-02 às 09.57.56 Captura de Tela 2013-12-02 às 09.58.02 Captura de Tela 2013-12-02 às 09.58.07 Captura de Tela 2013-12-02 às 09.58.14 Captura de Tela 2013-12-02 às 09.58.32

Tipografia Comestível

Imagem

Captura de Tela 2013-10-21 às 13.46.38

A tipografia é a arte em criar textos. Uma composição tipográfica deve ser legível e envolvente, considerando todo o seu contexto.

A tipografia contemporânea é recheada de novas possibilidades e design. Tem arial, helvetica, calibri … pra todos os gostos e formas.

Você deve estar se perguntando: qual a relação entre letras e sabores?

Imagine escrever um delicioso e-mail com letras em alimentos.  Um ovo helvetico, ou uma carne em arial!

Essa é a proposta de dois projetistas Vladimir Loginov e Maksim Loginov. A dupla se inspira em tudo que os rodeia. Fazem campanhas publicitárias, embalagens, capas de revistas  … Um mix de sabores em letras.

É letras com sabor!

Captura de Tela 2013-10-21 às 13.49.34 Captura de Tela 2013-10-21 às 13.50.16

Salada Imagética

Imagem

celly

A palavra arte origina-se do latim ars, significando técnica e/ou habilidade e relaciona-se com atividades de ordem estética e/ou comunicativa por meio da percepção das emoções, das ideias …

Entre as suas formas de manifestação e expressão temos os movimentos artísticos. Celeste Byers, provavelmente, não é um nome que possamos associar imediatamente com as revoluções históricas da arte. Mas, este adorador e entusiasta pela natureza poderia facilmente se deliciar em vários movimentos artísticos: modernismo (pop-art), surrealismo ou até mesmo o romantismo.

Não sou uma entendedora nata sobre artes. Mas, aprecio e saboreio aquilo que desperta os meus sentidos e eles são ainda mais aguçados quando há manifestação artística em sabor.

Esta é a proposta de Byers, cujas obras têm sido destaque no The New York Times. Recentemente, este artista, criou uma série de ilustrações feitas à mão – que são então digitalizadas – para um livro intitulado “Cook’s Garden“, que abastece restaurantes de Los Angeles com ervas frescas, frutas, legumes e ovos.

Uma mistura de cores, sabores e formas de aguçar a imaginação.

Vale o clique!

CooksGardenCover_700 

Os Sabores do Palácio

Imagem

Os Sabores do Palácio

Um filme de deixar qualquer um com água na boca!

Conta a deliciosa história de Hortense Laborie (Catherine Frot), uma respeitada chef que  é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal-vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue mudar a situação. A protagonista conquista o presidente pelo estômago. A chef trata a comida e o alimento com amor, usa produtos locais, trabalha com a questão do comfort food (a comida que conforta), resgates e tradições familiares … um delicioso deleite para os olhos e paladar.

Aprecie sem moderação!!!! (clique e assista ao trailer)

Receitas Ilustradas

Imagem

Toquinho já dizia que numa folha qualquer a gente pode desenhar o que a gente quiser, um sol amarelo, um castelo e até mesmo receitas.

Na mesma “panela” que o post Picasso na Cozinha, essa foi a ideia da artista plástica Felicita Sala. Depois de estudar filosofia e línguas europeias, essa artista decidiu se deliciar em ilustrações de maneira mais informal se inspirando nos alimentos, na música e nas crianças.

Do seu gosto pelo sabor, em 2012, iniciou uma série de receitas deliciosamente ilustradas.  São 12 receitas divididas passo a passo, um deleite para os olhos e estômago.

Experimente!

Captura de Tela 2013-08-23 às 16.20.33 Captura de Tela 2013-08-23 às 16.20.45 Captura de Tela 2013-08-23 às 16.21.00 Captura de Tela 2013-08-23 às 16.21.12

Manchas Comestíveis

Imagem

Captura de Tela 2013-08-17 às 21.25.08Hermann Rorschach’s, um psiquiatra suíço, é conhecido pelo seu trabalho sobre o significado psicológico de interpretações dadas a manchas de tintas.

Agora imagine estas manchas serem criadas a partir dos sabores. Cada condimento e tempero criando imagens deliciosas.

Um obcecado por comida pode ver saborosos projetos nas imagens da nova coleção, Rorschach Food, do fotógrafo Esther Lobo.

Uma série de fotos simétricas, em cores, formas, sabores e cheiros. Será que Hermann Rorschach explica?

Delicie!

Captura de Tela 2013-08-17 às 21.27.00

Captura de Tela 2013-08-17 às 21.27.16

Catering Inovador

Imagem

Captura de Tela 2013-08-02 às 09.31.10

Catering é um tipo de serviço que tem como objetivo fornecer serviços alimentares em diferentes lugares (avião, casamentos, feiras, eventos, outros). Normalmente há uma equipe treinada e especializada na elaboração dos cardápios, utilização de equipamentos específicos e controle de qualidade.

Este é o tipo de catering que estamos acostumados a experimentar. Agora esqueça tudo isso e embarque nesta nova delícia proposta por uma equipe de designers, chefs e especialistas em eventos. Este time criou a Pinch Food Design, uma nova forma de servir alimentos. Uma experiência pra lá de gastronômica… e imprevisível.

A intenção é impressionar, entreter e inspirar utilizando como protagonista o alimento. Em cada apresentação, em cada mordida uma surpresa em pedaços. É a arte de celebrar e saborear.

Deguste!

Captura de Tela 2013-08-02 às 09.30.08Captura de Tela 2013-08-02 às 09.30.57Captura de Tela 2013-08-02 às 09.32.28